Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro
junho 2024
edição n.º 4 - on-line
Afonso Luz
voltou à escola
entrevista por Joana Branco, Lourenço Esteves, Rodrigo Almeida e Sofia Rodrigues, 10.º G
No dia doze do outubro do ano corrente, o ex-aluno Afonso Luz foi recebido pela turma do 10.º G na sua antiga escola Dr. Mário Sacramento. Para aproveitar tal ocasião, os alunos fizeram-lhe uma pequena entrevista.
10.º G: Bom dia!
A.L.: Olá, malta! Desculpem pelo atraso, mas estava a surfar. Eu sou o Afonso Luz, frequentei esta escola do sétimo ao décimo segundo ano. Acabei o secundário com média de dezoito e meio em ciências e tecnologias. Licenciei-me em engenharia aeroespacial no Técnico de Lisboa e atualmente sou engenheiro informático na Noruega.
10.º G: O que o fez emigrar para a Noruega?
A.L.: Por favor tratem-me por tu (riu-se). Emigrei para a Noruega por gostar de viajar e conhecer novas culturas. Havia também os benefícios e as melhores condições a nível financeiro.
10.º G: Tens algum conselho para nós, alunos, numa nova etapa?
A.L.: Aconselho-vos a encontrarem uma atividade extracurricular que vos permita relaxar a mente, para conseguirem absorver melhor a matéria aquando do estudo.
10.º G: Sentiste alguma diferença relativamente ao trabalho na Noruega?
A.L.: Comparando a minha evolução com a dos meus colegas, apercebo-me que na Noruega há menos ambição de novos conhecimentos e aprendizagens no trabalho. Basicamente, sinto que os meus colegas estão a aprender e evoluir mais, mesmo recebendo um salário inferior ao meu.
10.º G: Muito obrigado pelo teu tempo e disponibilidade!
experiências de vida
Ana, Anastasia, Carolina e David, 10.º G
No dia 12 de outubro, o antigo aluno Afonso Luz regressou à secundária Dr. Mário Sacramento com o objetivo de responder às perguntas dos alunos do 10.º G. Afonso Luz frequentou do 7.º ao 12.º ano esta escola, praticando Badminton no desporto escolar. Fez também karaté nos Galitos. Depois de acabar a escolaridade obrigatória, com uma média de 18,5 em Ciências e Tecnologia, decidiu prosseguir estudos, em Lisboa, na área Aeroespacial. A meio do curso, decidiu participar no projeto ERASMUS, indo para a Índia. Atualmente trabalha na Noruega, contudo gostaria de regressar a Portugal.
Contou-nos das suas experiências pelo mundo. Entre estas estão o tempo que passou na Índia, uma curiosidade de lá é que não há sanitas, as pessoas têm de fazer as necessidades num buraco (”com bichos”); participou em campeonatos de badminton apesar desse não ser o seu desporto favorito, sendo este velejar. Mencionou também que o seu sonho, é um dia, atravessar o Atlântico de barco e quiçá o mundo.